Proposta Pedagógica
E.M.E.I Dayse Sampaio
- Ana Célia - Professora
- Antonia Adriana - Agente administrativa
- Francisca Barbosa - Merendeira
- Francisca Maria - Professora
- Jussemir - Professora
- Lucia Helena - Dir. Administrativa
- Maria Cecília - Professora
- Maria Eliane - Professora
- Serlange Sobreira - professora
JUSTIFICATIVA
O Projeto Politico Pedagógico (P.P.P) da escola Municipal de Educação Infantil Dayse Sampaio descreve os aspectos referentes as crianças, família e o conjunto de parceiros que envolvem esta E.M.E.I, erradicando o ensino na nossa realidade social e cultural, aspectos físico e pedagógico, tudo que é necessário para o desenvolvimento psíquico e pedagógico das crianças.
Considerando a educação infantil como básica, descrevemos além da nossa realidade, nossas expectativas, objetivos a serem atingidos dentro de um contexto escolar proporcionando um ensino de qualidade, assim como fazer com que a escola torne-se um ambiente agradável e prazeroso para toda a comunidade escolar.
APRESENTAÇÃO
E.M.E.I. Dayse Sampaio, tornou como base desse trabalho, transmitir o conhecimento, e habilidades que vão sendo acumuladas proporcionando meios para que assimilem ativamente os conteúdos.
Refletindo o esforço da comunidade em especial as famílias que compõem esta E.M.E.I. voltada para integração e desenvolvimento da criança para que se torne um adulto alfabetização, educado e com conhecimentos para o trabalho. Sendo assim, estaremos formando verdadeiros cidadãos de bem.
DIAGNÓSTICO
A escola de Educação Infantil Dayse Sampaio é composta no seu quadro de funcionários de uma uma diretora administrativa, seis professoras, uma agente administrativa, uma merendeira e contamos ainda com dois vigias noturno.
Atualmente a escola possui 72 crianças devidamente matriculadas, divididas em quatro salas manhã e tarde.
Trabalhamos com três salas de aula, duas banheiros, uma cozinha, duas dispensas e uma secretaria.
A escola é formada por um Infantil II com 20 alunos, III com 20, IV com 17 e V com 15.
Nossos alunos são filhos de famílias carentes que têm na alimentação uma grande prioridade.
Nossas função além de trabalhar o pedagógico , ou seja alfabetizar as crianças, tentamos fazer um trabalho de acolhida aos pais, com reuniões e sempre abertos a sugestões e mudanças, para que possamos atingir nossas expectativas de um trabalho gratificante.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de sua limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com a própria saúde;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo a atitude de ajuda e colaboração;
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
METAS
- Estimular a participação dos pais no processo educativo e aprendizado das crianças junto a escola
- Fazer uma auto-avaliação semestral apontando os pontos que precisam ser melhorados;
- Articular estratégias que venham fortalecer a criatividade, brincadeiras e aprendizagem das crianças.
DESAFIOS
O nome desafio compreende tudo que foi exposto neste trabalho, tentaremos por em prática envolvendo o profissional e o pessoal. Trabalhando como uma família, poderemos alcançar todas as expectativas que é ver o bom desempenho e crescimento das crianças.
AVALIAÇÃO
As crianças da Educação Infantil são avaliadas de forma contínua como parte integrante no processo ensino/aprendizagem voltada para os aspectos qualitativos, sem caráter reprovativo.
CONCLUSÃO
O P rojeto Pedagógico apresentado abrangerá todo trabalho realizado nesta E.M.E.I. no decorrer do ano. Durante todo o período realizaremos observações e apresentaremos sugestões de
mudanças caso haja necessidade.
PTA - PLANO DE TRABALHO ANUAL
METAS
- Oferecer vagas suficientes que atenda a demanda do bairro e da escola onde está localizada.
- Considerar a família como um elemento fortíssimo na formação da criança.
- Articular estratégias que venham a fortalecer a criatividade, brincadeiras e a criatividade das crianças.
- Envolvimento de uma política educacional que favoreça a formação do aluno cidadão.
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