PPP - Projeto Politico Pedagogico

Proposta Pedagógica

E.M.E.I Dayse Sampaio



SEUS AUTORES:

  1. Ana Célia - Professora 
  2. Antonia Adriana - Agente administrativa
  3. Francisca Barbosa - Merendeira
  4. Francisca Maria - Professora
  5. Jussemir - Professora
  6. Lucia Helena - Dir. Administrativa
  7. Maria Cecília - Professora
  8. Maria Eliane - Professora
  9. Serlange Sobreira - professora



JUSTIFICATIVA


    O Projeto Politico Pedagógico (P.P.P) da escola Municipal de Educação Infantil Dayse Sampaio descreve os aspectos referentes as crianças, família e o conjunto de parceiros que envolvem esta E.M.E.I, erradicando o ensino na nossa realidade social e cultural, aspectos físico e pedagógico, tudo que é necessário para o desenvolvimento psíquico e pedagógico das crianças.
Considerando a educação infantil como básica, descrevemos além da nossa realidade, nossas expectativas, objetivos a serem atingidos dentro de um contexto escolar proporcionando um ensino de qualidade, assim como fazer com que a escola torne-se um ambiente agradável e prazeroso para toda a comunidade escolar.



APRESENTAÇÃO


   E.M.E.I. Dayse Sampaio, tornou como base desse trabalho, transmitir o conhecimento, e habilidades que vão sendo acumuladas proporcionando meios para que assimilem ativamente os conteúdos.
   Refletindo o esforço da comunidade em especial as famílias que compõem esta E.M.E.I. voltada para integração e desenvolvimento da criança para que se torne um adulto alfabetização, educado e com conhecimentos para o trabalho. Sendo assim, estaremos formando verdadeiros cidadãos de bem.



DIAGNÓSTICO

  A escola de Educação Infantil Dayse Sampaio é composta no seu quadro de funcionários de uma uma diretora administrativa, seis professoras, uma agente administrativa, uma merendeira e contamos ainda com dois vigias noturno.
Atualmente a escola possui 72 crianças devidamente matriculadas, divididas em quatro salas  manhã  e tarde. 
Trabalhamos com  três salas de aula, duas banheiros, uma cozinha, duas dispensas e uma secretaria.
   A escola é formada por um Infantil II com 20 alunos, III com 20, IV com 17  e V com 15.
   Nossos alunos são filhos de famílias carentes que têm na alimentação uma grande prioridade.
   Nossas função além de trabalhar o pedagógico , ou seja alfabetizar as crianças, tentamos fazer um trabalho de acolhida aos pais, com reuniões e sempre abertos a sugestões e mudanças, para que possamos atingir nossas expectativas de um trabalho gratificante.



OBJETIVO GERAL


  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de sua limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com a própria saúde;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo a atitude de ajuda e colaboração;
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.



METAS


  • Estimular a participação dos pais no processo educativo e aprendizado das crianças junto a escola
  • Fazer uma auto-avaliação semestral apontando os pontos que precisam ser melhorados;
  • Articular estratégias que venham fortalecer a criatividade, brincadeiras e aprendizagem das crianças.



DESAFIOS


O nome desafio compreende tudo que foi exposto neste trabalho, tentaremos por em prática envolvendo o profissional e o pessoal. Trabalhando como uma família, poderemos alcançar todas as expectativas que é ver o bom desempenho e crescimento das crianças.



AVALIAÇÃO


As crianças da Educação Infantil são avaliadas de forma contínua como parte integrante no processo ensino/aprendizagem voltada para os aspectos qualitativos, sem caráter reprovativo.



CONCLUSÃO


O P rojeto Pedagógico apresentado abrangerá todo trabalho realizado nesta E.M.E.I. no decorrer do ano. Durante todo o período realizaremos observações e apresentaremos sugestões de 
mudanças caso haja necessidade.






PTA - PLANO DE TRABALHO ANUAL



METAS


  • Oferecer vagas suficientes que atenda a demanda do bairro e da escola onde está localizada.
  • Considerar a família como um elemento fortíssimo na formação da criança.
  • Articular estratégias que venham a fortalecer a criatividade, brincadeiras e a criatividade das crianças.
  • Envolvimento de uma política educacional que favoreça a formação do aluno cidadão.

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